quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Everson Merino: Nunca, na história desse país, se viu tanta irresponsabilidade jornalística.

Palmas-PR, 20 de agosto de 2010 às 2h e 09 min

É importante colocar os pingos nos is. O JN distorce a noticia sobre a conclusão da Policia Federal a cerca da quebra de sigilo fiscal na Receita. Aqui, neste espaço alternativo, um milhão de vezes menor que o horário nobre da televisão, tentamos com todas as forças reparar o erro do jornal mais assistido do país.


Sabemos que atingimos uma parcela menor da população, porém nossa militância é mais arraigada no processo e infinitamente mais bem formada, portanto mais forte na disputa de votos na campanha dita como corpo-acorpo. A militância da parte neo-liberal, conservadora, fascista é mais fraca politicamente, pois nega questões fundamentais como: o valor que o povo dá ao voto. Defendem posições a partir de criticas preconceituosas fundamentalistas e descabidas ao século XXI, ou seja; ridículas, não tem valor algum entre os mais humildes. Isso nos favorece, pois falamos de política programática nacional; o povo valoriza o debate real e sincero, diferentemente do que pensam os direitistas seguidores da UDN, Arena, PDS, PFL que agora se manifesta como: PSDB-DEM-PPS-TFP; o povo sabe muito bem o que quer para o país e com certeza não é a volta do neoliberalismo e privatizações da era FHC. É brincadeira, como o redator-chefe da rede globo trata o conteúdo que vai ao Ar. É realmente, Impressionantemente, dão voz e imagem para o pensamento mais atrasado da cena política brasileira. A chamada política do golpe ao povo.
Esse Showrnalismo é assim, sempre dando pra trás, poderiam, de vez em quando querer o bem ao povo de sua pátria idolatrada. Para a matéria mais importante do dia, o JN escalou o seu principal jornalista investigativo César Tralli. O dito jornalista sempre foi respeitado pelos estudantes e profissionais de jornalismo por sua ética e independência na atividade profissional.
Porém o que se viu no Jornal Nacional desse dia 20 de outubro foi à negação desses pressupostos. Tralli assina a reportagem que traz no bojo de seu conteúdo, nada mais, nada menos que a conclusão da Policia Federal a cerca
do caso de quebra de sigilo na Receita Federal. Segundo o diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa as informações do Dossiê foram encomendadas pelo o jornal O Estado de Minas, através de seu jornalista Amaury Ribeiro, em suma a investigação conclui que os tucanos José Serra e Aécio Neves no período das quebras de sigilo, travavam uma disputa interna. Aécio conhecendo o correligionário paulista e sabendo dos possíveis ataques sempre sórdidos de Serra, encomendou logo ao jornalista Amaury Jr do Estadão Mineiro, um Dossiê contra o tucanato de São Paulo. Na época, Serra e Aécio disputavam quem seria o candidato do PSDB à presidência da República. A postulação de Serra acabou prevalecendo. Mas olhe até onde foi a baixeza de José Serra, nesta disputa com Aécio, é pra abalar os ânimos do leitor: segundo um oficial engenheiro das forças armadas brasileiras, portanto funcionário público respeitável (fonte exclusiva do Blog)., ´´ Serra tinha provas de que Aécio usou drogas em determinado momento. Nas palavras do militar, ele cheirava um pó... ``
Aécio por sua vez, tinha Amaury como seu aliado no Estado de Minas e requisitou que conseguisse com suas fontes informações da Receita Federal mineira, essas informações iriam culminar na tão falada quebra de sigilo fiscal.
Portanto os escândalos na Receita Federal são frutos de fogo amigo do próprio PSDB. A PF também concluiu que Dilma e sua campanha nada têm haver com os fatos e rasteiras que os tucanos aplicam entre si. As informações solicitadas por Aécio, foram retiradas de dentro da Receita e entregues ao despachante Dirceu Rodrigues Garcia que confirmou o recebimento de R$ 12 mil reais do jornalista. A suposta "atuação" posterior de Amaury Ribeiro na campanha petista também nunca aconteceu segundo a conclusão do inquérito policial, pois o contato entre o jornalista e a campanha Dilmista não se efetivou. E por fim, Amaury entregou os dados da receita para a cúpula do PSDB de Minas Gerais. Informações fundamentais como estas são ignoradas e ficam obscuras na abordagem do JN e de seu casal retrogrado.
Cabe agora a nós, militantes e entusiastas da continuação progressista dentro da administração do governo federal, denunciar os abusos de poder que a grande mídia emprega ao povo. É hora de ir às ruas e promover o debate de idéias com a população. Na internet é importante que todos combatam a campanha demoníaca, anti-democrática feita contra a pessoa de Dilma. É importante sempre reafirmar os princípios mudancistas que nos movem nesse processo. Só assim poderemos assumir esse próximo passo, que é fazer o debate por dentro do governo Dilma e defendendo-lo, perante a sociedade. Depois de ver a distorção feita pela globo da noticia mais importante desse pleito e; pior, ver com preocupação a nossa candidata com dificuldade na oratória na ora de falar sobre a conclusão da PF; me convenço cada vez mais que devemos atuar com maior afinco no projeto Dilma presidente, pois se fosse nos tempos de Lula, não que fosse menos árduo, mas o candidato tinha mais
experiência eleitoral, tiraria de letra e marcaria um gol com a conclusão de nossa policia. Mas somos científicos, sabemos que o que importa é a capacidade administrativa de Dilma e isso ela têm; a oratória ela adquirirá no processo de mudanças que continuará em seu governo.
Fazendo essa reflexão, ficam algumas perguntas que não calam: Em quem confiamos mais, na Policia Federal ou na Globo? O Dossiê de Aécio e as ameaças de Serra, provam ao povo que o PSDB é sujo no seu tratamento interno e com os adversários? Por que um dos jornalistas mais respeitados da grande mídia em vez de esclarecer os fatos, preferiu deturpá-los e levar ao ar uma reportagem confusa? Enquanto refletimos, podemos ao menos responder que, a Policia Federal foi clara na sua conclusão: A quebra de sigilo na Receita foi encomendada por lideranças do próprio PSDB.
Chegamos assim, a algumas conclusões: A coligação de Dilma nada têm haver com os acontecimentos explorados no primeiro turno pelo Partido da Imprensa Golpista e pelo candidato tucano, tão pouco a candidata Dilma foi beneficiada com a dita quebra de sigilo. Na verdade o beneficiário foi José Serra, que conseguiu através dos fatos decorrentes do escândalo, chegar ao segundo Round do pleito eleitoral. Agora cabe ao povo dar o verdadeiro direito de resposta aos injustiçados, que seja nas urnas no dia 31. Se esperarmos a resposta do JN, podemos fazê-lo sentados.
Quando surgiu a revelação do caso no Portal Vermelho ontem a tarde, tive esperança e ingenuamente acreditei que o JN iria mostrar a verdade dos fatos. O resultado foi que quebrei a cara e minha gastrite nervosa atacou novamente. Tem que ter estômago forte para assistir o jornalismo global, ainda bem que veio logo na sequência o apoio massivo dos artistas brasileiros no programa de Dilma, muito bom mesmo.
O casal Willian e Fátima são os maiores inimigos da democracia. Falo isso, não porque quero que o jornal em questão perca sua independência editorial. Quero apenas que o JN, que invade minha sala de estar todo o santo dia, respeite nossas instituições e de voz aqueles que tanto são cobrados por investigar as denuncias. Ou então é assim? Agora que a PF concluiu a investigação o JN vai lá e tenta reafirmar que foi Dilma que encomendou o dito Dossiê? A reportagem é esdrúxula e não cumpre o papel social a que se destina. Até Lula, hoje também durante o JN, em nítida indignação fala da capacidade irritante de modificar os fatos dentro das redações, na imprensa nacional. Por último me dirijo ao trio: César, Willian e Fátima fica aqui meu sentimento de pena, pois vocês não chegam nem perto de serem porta vozes do povo, ao contrário, receberão junto com Serra a resposta nas urnas. Nada como uma boa resposta popular, para o PIG entender o significado da palavra insignificância.
Do Instituto Federal do Paraná, campus de Palmas
Everson Merino é estudante de Direito do Instituto Federal do Paraná e militante da União da Juventude Socialista - UJS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine; comente; critique. A democrácia se constrói com debate politizado; critica e auto-critica.