terça-feira, 5 de abril de 2011

Estudantes Paranaenses

Palmas (PR), 31 de março de 2011.

CARTA DE PALMAS

MANIFESTO E PLATAFORMA DE REIVINDICAÇÕES DOS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS PALMAS

Os estudantes reunidos em Assembléia Geral, preocupados com o futuro acadêmico e com a própria vida dos cursos superiores do campus de Palmas, resolvem através deste fórum máximo apresentar a sociedade e as autoridades competentes os principais problemas que devem ser resolvidos para que se tenha uma verdadeira qualidade na educação.
Pela primeira vez na história do nosso país o governo federal promove uma política afirmativa na área educacional, através do Programa de Expansão e Reestruturação da Educação Superior Pública – REUNI, que podemos observar essa marcha progressista. A UNE desde o primeiro momento se colocou na linha de frente de apoio a tal programa, enfrentando inclusive forte oposição dentro dos fóruns da entidade, mesmo diante dos obstáculos nunca deixou de acreditar que a educação brasileira de uma vez por todas poderia dar certo. Foi assim, de forma democrática, que conseguiu manter a unidade e sempre aprovando por maioria ampla a defesa ao Reuni.
Os Institutos Federais tem um caráter peculiar diante das outras IES, pelo fato de ter como principal objetivo a formação de caráter técnico e tecnológico, mesmo assim no que tange os cursos de ensino superior ainda é assistida pelo REUNI, pelo menos é assim que visualizamos a realidade. É justamente por esse motivo que repudiamos as tentativas e opiniões de que os nossos cursos superiores devam ser fechados.
Não aceitamos a idéia simplória de que diante das dificuldades é inviável a manutenção dos cursos. Não se curvaremos diante das tentativas de calar as vozes dos estudantes, pois a força motriz vem do futuro nosso e do país. Com esse entendimento sabemos que lutamos pela soberania nacional e pela emancipação do povo brasileiro. Até que o último estudante possa lutar então lá estará hasteada uma bandeira, com os dizeres; “Por um Ensino Público Gratuito e de Qualidade!
Estamos cientes dos enormes problemas surgidos com a implantação do IFPR em Palmas e nesse sentido saudamos as autoridades e lideranças corajosas que defenderam essa causa, e ainda os governantes sagazes que resolveram promover essa demanda.  
Esperamos por mais de um ano para nos manifestarmos, mas agora é chegada a hora de lutarmos por nossos direitos. Acreditamos na sabedoria de nossos governantes para que não se deixe escapar essa rica oportunidade de fazer desenvolver e progredir essa região afetada por séculos de exploração latifundiária.
É com esse intuito de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de nossa região que lutamos para poder estudar em um ambiente democrático e com uma ótima qualidade de ensino, onde se valorize também a pesquisa cientifica e a extensão universitária.
Poderíamos relatar muito mais sobre nossas expectativas e esperanças para com o IF do Paraná, porém sabemos que o debate não se encerra nessas linhas. Acreditamos que a partir deste documento, engendramos a caminhada inicial para as melhorias tão aguardadas por todos, então através dessa carta aberta ao povo paranaense e brasileiro que pretendemos sensibilizar a opinião pública, e ganhar os governos federal e estadual para a defesa da nossa causa. Nosso objetivo é que percebam a situação caótica que se encontram os cursos superiores de Palmas. Não podemos mais ficar sem aulas por falta de professores e técnicos administrativos, que cá estão sobrecarregados em suas funções.
Precisamos de mudanças positivas e progressistas que venham ao encontro dos princípios da dignidade da pessoa humana e da excelência do serviço público.

Amparados nesse manifesto e respaldados pelo corpo de estudantes do IFPR, reivindicamos:
AO GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ
·         Transferência imediata da estrutura física do campus de Palmas para a União;
·         Apoio formal e político pela defesa  da manutenção dos cursos superiores do campus de Palmas e sua devida estruturação.
AO GOVERNO FEDERAL
·         Concurso Público para a contratação imediata de professores e técnicos administrativos;
·         Implantação progressiva de uma política de Pesquisa e Extensão, ampliando ano a ano o investimento nessas áreas;
·         Criação de um fundo especial para a reestruturação dos cursos de graduação do IF do Paraná
·         Aprovar dentro do orçamento anual da união a autonomia financeira do campus de Palmas, para que se promova posteriormente a emancipação política do campus diante do IFPR, inclusive a compra do acervo bibliográfico e o material ainda pertencente á UNICS, cedido em comodato.
PARA A POLITICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
·         Destinação de 10% do PIB para a Educação;
Transferência de 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação

6 comentários:

  1. PARABÉNS PARA ESTA TURMA DE ACADEMICOS DO IFPR DE PALMAS QUE ESCREVERAM ESTA CARTA,REIVINDICANDO SUAS NECESSIDADES PARA QUE REALMENTE TENHAM UM ENSINO DE QUALIDADE.POIS NÃO É PORQUE AGORA É PUBLICO QUE O NIVEL DE ENSINO SUPERIOR VAI REGREDIR,A TENDENCIA SERIA MELHORAR O NÍVEL. POIS NA UNICS A GENTE PAGAVA,MAS TINHA ORGANIZAÇÃO LÁ DENTRO E OFERECIAM ENSINO DE QUALIDADE.SE NÃO ERA PARA OFERECER ENSINO DE QUALIDADE POR QUE COMPRARAM A UNICS???

    ResponderExcluir
  2. ONDE ESTÁ O ENSINO DE QUALIDADE NO IFPR DE PALMAS??? POR QUE fEDERALIZARAM A UNICS SE NÃO ERA PARA OFERECER ENSINO DE QUALIDADE.ALÔ PLITICOS ONDE VOCES ESTÃO^DEPOIS DE SE PROMOVEREM COM A FEDERALIZAÇÃO DA UNICS.GANHARAM A ELEIÇÃO E DEPOIS DEIXARAM PALMAS SEM UNIVERSIDADE,MESMO SABENDO QUE PALMAS JÁ FOI UM DOS MAIORES CENTROS UNIVERSITÁRIOS DO PARANÁ.

    ResponderExcluir
  3. professor Colombo;junto com a sua equipe de trabalho,tenho certeza que vão ir atrás das autoridades competentes para solucionar os problemas do IFPR de Palmas com urgencia!!! Pois os academicos de lá estão perdendo muito tempo com falta de professores e organização do IFPR.Pois os academicos vem de longe gastam o que não tem para vir copiar textos e textos... do quadro e eslaides,com professores tapa buraco que não são habilitados na área.Tem cursos em Palmas que não tem nem uma estrutura para aulas praticas.Ex. O curso de Engenharia civil,já deveriam estar em campo e laboratórios fazendo aulas praticas.Eles não podem ficar só na teoria.Tem que aprenderem a trabalhar com todos os tipos de materiais de construção,pois tem alunos que nunca colocou a mão na massa.Quando se formarem a primeira casa que construirem poderá cair.E ai de onde vieram estes Engenheiros...??? Quanto aos cursos que estão em andamento no IFPR de Palmas,todos são importantes e não tem nenhum que não vale a pena permanecer aberto.Todos são bons e não aceitamos o fechamento de nenhum. Quando aconteceu a Federalização todos já sabiam que Palmas tinha curso superior em andamento.Agora não vale as desculpas que o IFPR é um curso tecnologico.Só agora que ficaram sabendo deste detalhe???

    ResponderExcluir
  4. Queremos ensino de qualidade no IFPR de Palmas.Não é por que é Escola Publica que Palmas vai perder o título de um dos maiores centros UNIVERSITÁRIO do Paraná.O poder publico comprou a nossa Universidade que nos fornecia ensino de qualidade,isto é Federalizou a nossa UNICS e agora nos deixaram em péssima situação.Mas não foi o que nos prometeram.Nos prometeram educação gratuita e de qualidade e não está acontecendo no IFPR de Palmas.Palmas caiu lá em baixo no setor de educação depois da Federalização,pois acham que para nós só mensalidades sem pagar já chega,mas não somos burros não!!!

    ResponderExcluir
  5. Pessoal do IFPR DE Palmas;digo direção e alguns funcionários.Vamos procurar tratar bem seus academicos,sem patadas e sem grossuras.Não custa nada para voces dar mais atenção a eles,ouvir e aceitar opiniões,se for preciso...

    ResponderExcluir

Opine; comente; critique. A democrácia se constrói com debate politizado; critica e auto-critica.